Os 5 livros que uma analista da Empiricus e uma diretora do BTG indicam para mulheres que querem começar a investir

Os 5 livros que uma analista da Empiricus e uma diretora do BTG indicam para mulheres que querem começar a investir

O mundo dos investimentos pode parecer complexo e até um pouco amedrontador, no início. Principalmente para quem só deixa o dinheiro na poupança, ou no máximo, em algum título público. É o caso de muitas mulheres, que, segundo estudos de Berkeley, apresentam um perfil menos sujeito ao risco na hora de aplicar seu dinheiro. 

Em live realizada no Instagram da Empiricus, a Larissa Quaresma, analista da Empiricus, e a Gabriela Vicentini, associate director do BTG Pactual, falaram mais sobre o tema “Mulheres Investidoras” e revelaram seus livros preferidos, que podem ser muito úteis tanto para quem quer começar no mundo dos investimentos quanto para quem já tem parte do patrimônio alocado em ativos. 

Os livros indicados podem ser o empurrão que faltava para você abrir sua conta em uma corretora e se atirar no mundo da renda variável. 

1) “O investidor inteligente”, de Benjamin Graham

Este é o livro que o megainvestidor Warren Buffett descreveu como “o melhor livro de investimentos já escrito”. A primeira edição saiu ainda em 1949 e até hoje é indicada por vários analistas e investidores. Muitos o consideram como uma “bíblia” do mercado de ações e é interessante como os princípios apresentados no livro se mantiveram relevantes até a atualidade.

Se você não reconhece o nome do autor, saiba que Benjamin Graham foi o mentor de Buffett, além de professor na Universidade de Columbia. É atribuído a ele o título de “pai do value investing”, uma estratégia de investimentos que se baseia em apostar nas empresas a longo prazo, acreditando no seu potencial de crescimento. Esta é a estratégia que Buffett aplica até hoje e que o tornou o maior investidor do mundo.

2) “Pai rico, pai pobre”, de Robert Kiyosaki 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar deste livro, afinal, ele é um dos principais livros de finanças pessoais da atualidade. O best-seller de Kiyosaki não é um livro que vai te ensinar sobre Bolsa de valores, ou sobre termos do mercado financeiro e nem nada técnico. É, essencialmente, um livro sobre mentalidade, baseado em princípios de educação financeira.

A tese do autor é de que o sistema educacional não prepara os jovens para lidar com a realidade depois de formados e, consequentemente, com o dinheiro. Para eles, as notas 10 e o diploma não são suficientes para garantir o sucesso. 

“A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca o fazem trabalhar para elas”, comenta Kiyosaki.

3) “O mais importante para o investidor: Lições de um gênio do mercado financeiro”, de Howard Marks

Howard Marks é um dos gestores que mais conseguiu lucrar com a Bolsa de valores americana nos últimos 40 anos. Seu patrimônio estimado é de US$ 2 bilhões. Portanto, quando se diz um “gênio do mercado financeiro”, é porque realmente é. Neste livro, Marks compartilha suas dicas e estratégias para avaliar ações e fazer uma alocação inteligente de ativos

Como um dos maiores gestores de risco do mundo, o autor ensina como realizar investimentos de sucesso e alerta sobre possíveis armadilhas. É um livro ideal para quem já está inserido no mercado, já tem parte do seu capital investido e quer aprender com uma das maiores mentes investidoras do mundo. 

4) “Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar”, de Sheryl Sandberg

Apesar de comporem grande parte da força de trabalho ao redor do mundo, as mulheres representam uma porcentagem bem pequena nos cargos de liderança. No mundo dos negócios, essa proporção é ainda menor. Neste livro, Sheryl Sandberg, a mulher com a posição executiva mais alta do Facebook, fala sobre o mercado de trabalho e encoraja mulheres a assumirem riscos, sonharem alto e correrem em busca de seus objetivos

Fazendo uma autorreflexão da própria carreira, Sandberg mistura sua história pessoal com dados que provam que as mulheres ainda têm muito a alcançar no mundo corporativo. Na edição brasileira do livro, você confere dados específicos do Brasil e lê o prefácio escrito pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza. 

5) “Princípios do Estrategista: O Bom Investidor e o Caminho Para a Riqueza”, de Felipe Miranda e Ricardo Mioto

Escrito de forma dinâmica e perspicaz, Felipe Miranda e Ricardo Mioto exploram o mundo dos investimentos com uma abordagem abrangente e filosófica. O livro apresenta as principais dificuldades dos investidores e dá as melhores soluções para eles, além de oferecer sugestões para quem quer montar sua carteira de investimentos. 

Miranda e Mioto falam de suas próprias experiências, trazem os pensamentos dos investidores mais bem-sucedidos do mercado e recorrem a profissionais de outras áreas, como filósofos, jornalistas, físicos e psicólogos para dar insights e ampliar a visão de mundo dos leitores. “Princípios do Estrategista” é uma leitura essencial para quem quer aumentar seu patrimônio sem depender apenas da sorte, investindo de forma inteligente. 

Além de livros, Larissa e Gabi também indicaram conteúdos audiovisuais para mulheres que querem ingressar no mundo dos investimentos:

Assista a live “Mulheres investidoras” completa aqui!


Sobre o autor
Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Produtora de conteúdo na Empiricus. Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com assessoria de imprensa, turismo e mídias sociais.
A bomba Bitcoin: conheça “Cripto Wars”, o livro que explica as guerras cambiais Raízen terá IPO “energizado”: conheça uma forma de entrar a partir de R$100 IPO da Robinhood: não é oportunidade, é cilada “Para mim, não existe day trade” afirma Paulo Antunes Esqueça financiamento: veja como comprar carros novos com até 50% de desconto Água: essencial e escassa – invista na preservação O livro “O Céu da Meia Noite” e sua ficção pensativa Perdeu, Cristiano Ronaldo: lucros da Coca-Cola continuam explodindo Quer entrar pro mercado financeiro? Empiricus abre nova turma de MBA Conheça a empresa bilionária brasileira que faz Jeff Bezos comer poeira