A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb com Matheus Spiess

O Resenha Empiricus de hoje conta com a presença de Matheus Spiess, analista da Empiricus. Priscila Vieira traz para a discussão o livro A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb.

O Resenha Empiricus de hoje conta com a presença de Matheus Spiess, analista da Empiricus. Priscila Vieira traz para a discussão o livro A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb.

Para começar, o que é um Cisne Negro?

Matheus responde que para Taleb, é um evento raro e totalmente inesperado, que possuí um alto impacto e que posteriormente todos tentam explicar e que a ideia nasceu de um entendimento europeu, em que as pessoas acreditam que só existiam cisnes brancos no mundo, até o aparecimento de um cisne preto na Austrália, resgatando a ideia de como é possível falsear uma ideia.

E por que estudar e ler sobre um evento que não é possível prever?

Para entender que existe uma filosofia que por mais que você não possa prever determinado evento, é possível se preparar. O grande ponto é entender que o Cisne Negro tem um impacto tão grande que é impossível quantificá-lo.

Um exemplo de Cisne Negro trazido no vídeo foi o Joesley Day. Matheus, que estava trabalhando na Empiricus, conta que a opção tomada no dia foi não fazer nada. Mas que essa não é necessariamente a melhor opção. É preciso avaliar os cenários que se desdobram a partir daquele evento e quais os diferentes pay offs.

Além disso, o livro ainda traz uma pincelada sobre o Cisne Cinza. O que é? Matheus traz que a ideia é de um evento que não é totalmente imprevisível, mas que tem baixa probalidade de acontecer. E que a pandemia pode ser considerada um evento desse tipo, uma vez que já tivemos outros vírus e pandemias ao redor do mundo, com desdobramentos no mercado financeiro.

Por fim, é importante lembrar que o livro é importante para a vida, além das finanças. Uma leitura obrigatória.


A estratégia dos ricaços para 2022: invista como um milionário Criptomoedas com potencial de valorizar mais que o Bitcoin: conheça as MICROCOINS Protetor solar, Tolstói e Ronaldo Fenômeno nas dicas culturais do Puro Malte desta semana Conheça a técnica financeira usada por ator global (renda média de 100% ao ano com criptomoedas) Empiricus apresenta nova marca, representando empoderamento do investidor; confira Gere lucro com suas criptos paradas (veja ator global que já é adepto da técnica) Ao investir, atenção às ciladas da mente – o tema do título ‘A arte de pensar claramente’ Metaverso, jejum intermitente e Mano Brown: confira as dicas culturais do podcast Puro Malte “O grande desafio do novo investidor é o autoconhecimento”, diz Gustavo Cerbasi Criptomoeda que pode deixar Bitcoin no chinelo será revelada hoje