“O Homem que Decifrou o Mercado” de Gregory Zuckerman

No Resenha Empiricus de hoje, Priscila Vieira recebe Richard Camargo para um bate-papo sobre o livro “O Homem que Decifrou o Mercado”, de Gregory Zuckerman, que conta a história do Fundo de Investimento Quantitativo de Jim Simons, matemático formado pelo MIT.

Afinal, o que é um Fundo Quantitativo? Richard responde que é uma resposta complicada, afinal as pessoas que trabalham com isso não usam essa definição, uma vez que qualquer análise do mercado financeiro é quantitativa. A abordagem desse tipo de investimento é chamada de Fundos Sistemáticos. Eles operam com disciplina, executando sistematicamente estratégias vencedoras a longo prazo.

Priscila questiona Richard se é possível colocar um Fundo Quantitativo em Carteira e o analista responde que sim. Bruno Mérola, especialista em fundos e analista da Empiricus, recomenda que 10% da carteira total seja nessa modalidade de fundo. O que é muito interessante sobre os Fundos Sistemáticos é que quando você é um investidor tradicional, você está suscetível a entender a realidade e muitas das vezes ela não é compreensível. E esse é o prícipio número 1 do analista sistemático: você não está aqui para entender o mercado, mas sim para ganhar dinheiro.

Por fim, Priscila comenta que Felipe Miranda, quando fala sobre os Fundos, sempre menciona os Cisnes Negros, eventos que imprevisíveis. O quanto eles afetam um Fundo Sistemático?

Richard diz que Cisnes Negros afetam a indústria como um todo, mas os Fundos Quantitativos tem uma particularidade: de alguma maneira você tenta reduzir a realidade em um modelo, tendo uma orientação – a probabilidade. Os grandes erros do passado foram assumir que o mercado tinha uma distribuição normal – em que um evento Cisne Negro acontecia um intervalo muito grande tempo, porém, ao decorrer do anos percebe-se que esse “gap” é bem mais curto e a realidade passou a não caber no modelo.

Conheça a Empiricus Books: http://emprc.us/6rg9vw​

👉 Visite nosso site: https://www.empiricus.com.br/​

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Instagram: http://instagram.com/empiricus​
Facebook: http://www.facebook.com/empiricus​
Twitter: http://twitter.com/empiricus​
Telegram: https://t.me/empiricustelegram​

Não esqueça de 👉 se inscrever no nosso canal e ativar o 🔔 sininho de notificações para não perder nenhuma novidade.

Empiricus Books – Edição Inédita e Exclusiva no Brasil – Como ser um bom ancestral A commodity que já valorizou 120% e não pode ser substituída Google e Amazon podem ficar no passado? Azul (AZUL4) vai decolar na retomada? Carteiras da Empiricus rendem até 10,4% em maio Analista com uma das carteiras mais rentáveis do mercado prevê oportunidade de lucros exponenciais A ação fora do radar que pode decolar na bolsa de valores O que o tráfico de maconha tem a ver com investimentos? As melhores ações pagadoras de dividendos “Euforia econômica” na bolsa brasileira pode trazer lucros exponenciais