Por trás da ciência das primeiras impressões:

conheça 'Blink', de Malcolm Gladwell

Você já parou para pensar na racionalidade de tomarmos uma decisão em 'um piscar de olhos'? Afinal, como seria possível pensar tão rapidamente...

No entanto, como o jornalista acaba por mostrar ao longo das páginas, o inconsciente possui um papel muito mais poderoso do que nos damos conta.

Ele possui uma capacidade intuitiva, que é aperfeiçoada desde o início da humanidade

Chamada por Malcolm de 'fatiar fino', é a nossa habilidade de encontrar padrões em situações familiares (ou não), e assim, conseguir tomar decisões.

E é dessa forma que conseguimos assimilar informações e criar uma 'inteligência de vida' melhor

A associação de 'fatiar fino' é feita em dois níveis: o das informações e associações conscientes e o das inconscientes.

E tudo isso está armazenado em vieses que adquirimos ao longo de nossas vidas. Mas fique tranquilo: não é nada imutável

A capacidade de fatiar fino não é um dom divino: é uma parte fundamental da estrutura humana. (...) Nós fatiamos fino porque somos obrigados a fazê-lo.

- Trecho de 'Blink'

"

"

E o autor apresenta no livro diversos exemplos sobre como temos vieses distintos, onde o cérebro trabalha diferente de nossas ações.

É o 'fatiar fino' sendo colocado em prática no dia a dia

Quer saber mais sobre 'Blink' de Malcolm Gladwell, além de conhecer o Empiricus Books, clube do livro com outros títulos que te farão refletir e melhorar suas finanças?

Confere só o post que preparamos para você: