Terceira via é possível?

Green Curved Line

Veja o que pensam os ‘pais’ do Plano Real

Como será a eleição presidencial em 2022?

Segundo Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, Gustavo Franco, ex- presidente do Banco Central, e Edward Amadeo, ex-ministro do Trabalho, há necessidade da construção de uma terceira via, apesar de verem desafios para sua formação.

Os economistas foram alguns dos principais responsáveis pela construção do Plano Real em seus primeiros anos, e participaram de um painel mediado por Felipe Miranda, estrategista-chefe e sócio-fundador da Empiricus, no evento Investidor 3.0, que celebra o aniversário de 12 anos da casa.

No painel, eles falaram sobre a incerteza do cenário econômico à frente.

Possuímos um combo grande de dificuldades políticas, fiscais e econômicas, que podem até inviabilizar uma possível terceira via.

Segundo Malan, é importante que “as pessoas possam abrir mão de projetos individuais em prol de algo novo e mais promissor”.

Isso será necessário para viabilizar um novo cenário menos radical na disputa presidencial.

Não vejo sentido para que Lula e Bolsonaro, agora, venham com um discurso de moderação, mas em algum momento eles vão precisar se mover em direção ao eleitor mediano.

-Gustavo Franco para o Investidor 3.0

"

"

Para Malan, as projeções de crescimento de 2022 são dependentes do cenário político do ano. Isso se dá pois o mercado se antecipa aos debates eleitorais, algo já visto em 2002, com a vitória do ex-presidente Lula e a disparada do dólar.

E, claro, não poderiam faltar discussões sobre o cenário macro global.

 “No âmbito global, o papel da política fiscal mudou radicalmente. Há uma percepção de que deve ser mais ativa, com plano de aumento de déficit estrutural tanto na Europa quanto nos Estados Unidos”, disse Amadeo

Quer saber mais sobre o que rolou no painel dos ‘pais’ do Plano Real?

Dá só uma olhada na matéria completa: